Ágora Instituto Lacaniano

CAMPO GRANDE/MS

GRUPO DE ESTUDOS/2013 

SEMINÁRIO LIVRO 7 - A Ética da Psicanálise

Lacan começa seu ensino desse ano perguntando qual é a ética da psicanálise. Com A ética a Nicômaco, de Aristóteles, questiona o que é querer o bem do outro. O que, desde o início, diferencia da ética da psicanálise desse "querer o bem"? Se com Freud, aprendemos a conter o furor sanandis, com Lacan entendemos que sustentar o lugar do desejo, do desejo do analista, é o que permite que um saber novo possa emergir. Com Antígona, e a questão ética que coloca à polis, Lacan discorre sobre qual é a nossa "missão".

Coordenação: Andréa Brunetto

Início: 12 de março de 2013

Horário: 20h às 21:30h - toda terça-feira

Local: Rua Alagoas, 196, Jd dos Estados.

Informações 3326-9617 e 8114-0666

E-mail: brunetto@terra.com.br

Mensalidade: profissionais R$ 80,00 / estudantes R$ 40,00

*Andréa Brunetto é Analista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Mestre em Educação, diretora do Ágora Instituto Lacaniano – Campo Grande/MS.
____________________________________________________________

Islo_Fortal_2






















____________________________________________________________

seminario_ISLO_DOURADOS



























____________________________________________________________

SARAU_2013_1






















____________________________________________________________

ESPACO_DA_ESCOLA_2013



























____________________________________________________________

seminario_Andrea_jun_13

















CONVITE_ANDRea_livro_2






















____________________________________________________________

AUTISMO_SET_13_(2)






























Palestrantes

Alba Abreu – AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Membro-fundadora do Projeto Freudiano de Aracaju. Psicóloga durante 32 anos do TJ/SE e autora do livro Psicologia Jurídica: Lugar de Palavras Ausentes.

Ana Laura Prates Pacheco - nasceu em São Paulo, cidade na qual exerce a Psicanálise há mais de vinte anos. Realizou sua formação acadêmica, especialização, mestrado e doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado sobre a escrita e a letra no ensino de Lacan, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e membro fundador do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, onde ensina nas Formações Clínicas do Campo Lacaniano e coordena a Rede de Pesquisa de Psicanálise e Infância. É autora de “Feminilidade e experiência psicanalítica” (Hacker Editora, 2001, esgotado) e “Da fantasia de infância ao infantil na fantasia – A direção do tratamento na Psicanálise com crianças (Editora Annablume), também publicado na Argentina pela Letra Viva”. Foi membro do secretariado do passe no Brasil (2009-2011) e Diretora nacional da EPFCL-Brasil (2011-2012).

Ana Paula Martins dos Santos - Graduada em medicina pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Pós- graduada em Psiquiatria pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Pós- graduada em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela USP-SP (Universidade de São Paulo). Psiquiatra colaboradora do Ambulatório de Autismo da USP-SP. Preceptora de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC.

 Andréa Brunetto - Membro de Escola, A.M.E. Psicóloga, Psicanalista. Mestre em Educação. Fundadora do Ágora Instituto Lacaniano, membro fundador do Fórum do Campo Lacaniano de Mato Grosso do Sul. Autora dos livros Psicanálise e Educacão: sobre Hefesto, Édipo e outros desamparados dos dias de hoje Sobre amores e exílios: na fronteira da psicanálise com a literatura.

 Bernard Nominé - Médico psiquiatra, psicanalista, membro da EPFCL, da qual foi um dos membros fundadores, ensina psicanálise no Colégio Clínico Psicanalítico do Sudoeste, conferencista convidado do Colégio Clínico de Roma e de ICLES, de Milão, bem como de outras cidades da Europa como Madri, Barcelona e Atenas. Já proferiu numerosos seminários na América Latina: São Paulo, Medellin, Bogotá, Buenos Aires, San Jose, na Costa Rica, Valência, na Venezuela. Autor de “Los avatares del amor” e de “Perspectivas de las Meninas” e de diversos artigos publicados no Brasil pela Revista Stylus, revista da EPFCL-Brasil.

 Camilla Araújo Lopes Vieira - Doutora em Saúde Coletiva, professora de Psicologia Clínica e da Saúde no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral, tutora do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde – PET – Saúde em Sobral.

 Daniel Foscaches - psicólogo da Secretaria de Saúde do Município de Campo Grande MS, graduado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, membro do Ágora Instituto Lacaniano, Especialista em Educação Especial.

 Irene Moura Beteille - Mestranda do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especializanda do Curso de Especialização da UERJ; Acompanhante terapêutica no Capsi João de Barro.

 João Ezequiel Grecco - Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Paulista, Bacharel e Licenciatura pela Universidade Paulista, Especialista em Psicoterapia do Adolescente e Adulto - Instituto Sedes Sapientiae, Mestre em Psicologia Clínica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorando em Psicologia Social -Núcleo Psicanálise e Sociedade , PUC SP, Acadêmico da Faculdade de Filosofia da PUC SP, Psicanalista, Professor e Supervisor em Psicologia Clínica - Centro Universitário Anhanguera/Unia. Professor e Supervisor em Psicopatologia - CAPES (Diadema). Membro do Fórum Campo Lacaniano: FCL-SP, EPFCL - Brasil e IF-EPFCL. Colaborador do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Membro atuante no Espaço Psicanalítico Lacaniano.

 Lucimara Martins – Graduada em Psicologia, com Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos e Gestão em Educação a Distância.Trabalhei como Consultora pelo Ministério da Saúde na Secretaria de Estado de Saúde em Mato Grosso do Sul e atuei por dez anos como Gestora de Saúde no município de Campo Grande/MS. Fui professora tutora a distância nos cursos de Tecnologia em Gestão de Serviços de Saúde e Tecnologia de Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp/CG/MS no período de 2010 a 2012. Atualmente sou credenciada como consultora e instrutora na Escola de Saúde Pública ministrando cursos de nível técnico profissionalizante na Escola Técnica do SUS e sou Coordenadora Técnica na AMA – Associação de Pais e Amigos do Autista.

 Luis Achilles Rodrigues Furtado - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, professor de psicopatologia e psicanálise do curso de Psicologia da UFC – Campus de Sobral, professor do curso de mestrado em Saúde da Família da UFC – Campus de Sobral, bolsista de produtividade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, EPFCL – Brasil.

____________________________________________________________


andrea_dourados_13
























____________________________________________________________

ISLOANI_Jornada_2013




















____________________________________________________________

ENCONTRO_NACIONAL_2013























Dias 25, a 27 de Outubro de 2013
Local: Hotel Dayrell - Belo Horizonte

Informações e Inscrições:
Flávia Coutinho
Fone: (31) 3222-3114 e (31) 3287-7779
email: secretaria.epfclbrasil@yahoo.com

acesse o site: www.campolacaniano.com.br

Confira os prelúdios na subpágina "IF - EPFCL" deste site

____________________________________________________________

SARAU_OUT_13
























____________________________________________________________

SARAU_NOV_2013






















____________________________________________________________



 

Endereço: Centro Empresarial. Rua Alagoas, 196. Tel (067) 3326-9617

                                                                                                                                    By Fabiane Melo

  Site Map