O Ágora Instituto Lacaniano foi fundado em 03 de feveriro de 2001, em Campo Grande. Em seus estatutos consta seu objetivo: “transmissão e ensino da psicanálise, mantendo aberto, na orientação de Freud e Lacan, o campo da experiência clínica, o da pesquisa e o intercâmbio assegurando a divulgação oral e escrita da produção dos seus membros”.

Nesses quase dez anos de existência, organizou grupos de estudos, publicou um boletim (Diálogos) e uma revista (Metáfora). Nos Saraus Culturais, organizados conjuntamente com o Cine Cultura, fez uma interlocução da psicanálise com o cinema; debateu a interface psicanálise e literatura, com a livraria Sub-Cultura.

Em 1998, após a crise com a AMP, em Barcelona, deflagra-se o movimento dos fóruns psicanalíticos, unidos pelo significante Campo Lacaniano. Propunham-se como espaços abertos para discussão da psicanálise e estudo dos textos institucionais de Lacan e, sobretudo, teorização sobre a formação do psicanalista, a Escola e o passe. Também no mesmo ano de fundação do Ágora, em 16 de dezembro de 2001, em Paris, funda-se a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL). E para salientar a relação entre os Fóruns e a Escola, escrevemos IF-EPFCL.

Além da IF e da EPFCL, temos os institutos locais ligados ao Campo Lacaniano. O Ágora está ligado ao Campo Lacaniano e dele participam muitas pessoas que não têm o desejo de se engajarem em um movimento como o dos fóruns ou de se tornarem psicanalistas - porém muitos dos membros são da Internacional dos Fórun - mas desejam estudar psicanálise. Pelo menos a priori é assim. Dissemos assim, porque no começo de um caminho não sabemos bem aonde ele vai dar ao final. O desejo de ser psicanalista não é o desejo do analista e o efeito psicanalítico pode surgir do inesperado.

À época de sua fundação, eram seis membros:

1.      Andréa Carla Deuner Brunetto

2.      Aracy Mendes de Souza

3.      Inês Silva Serenza

4.      Karine Santos Vieira

5.      Mariângela Bazbuz Lima

6.      Marilene Kovalski

 

Endereço: Centro Empresarial. Rua Alagoas, 196. Tel (067) 3326-9617

                                                                                                                                    By Fabiane Melo

  Site Map