Nesses 20 anos de existência, organizou grupos de estudos, publicou um boletim (Diálogos) e uma revista (Metáfora). Nos Saraus Culturais, organizados conjuntamente com o Cine Cultura, fez uma interlocução da psicanálise com o cinema; debateu a interface psicanálise e literatura, com a livraria Sub-Cultura.
Em 1998, após a crise com a AMP, em Barcelona, deflagra-se o movimento dos fóruns psicanalíticos, unidos pelo significante Campo Lacaniano. Propunham-se como espaços abertos para discussão da psicanálise e estudo dos textos institucionais de Lacan e, sobretudo, teorização sobre a formação do psicanalista, a Escola e o passe.
Também no mesmo ano de fundação do Ágora, em 16 de dezembro de 2001, em Paris, funda-se a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL). E para salientar a relação entre os Fóruns e a Escola, escrevemos IF-EPFCL.
Além da IF e da EPFCL, temos os institutos locais ligados ao Campo Lacaniano. O Ágora está ligado ao Campo Lacaniano e dele participam muitas pessoas que não têm o desejo de se engajarem em um movimento como o dos fóruns ou de se tornarem psicanalistas – porém muitos dos membros são da Internacional dos Fórum – mas desejam estudar psicanálise.
Pelo menos a priori é assim. Dissemos assim, porque no começo de um caminho não sabemos bem aonde ele vai dar ao final. O desejo de ser psicanalista não é o desejo do analista e o efeito psicanalítico pode surgir do inesperado.
à época de sua fundação, eram seis membros:
Assuntos Gerais
CONTATO@AGORAINSTITUTOLACANIANO.COM.BR
Inscrições para nossos eventos e seminários
CADASTRO@AGORAINSTITUTOLACANIANO.COM.BR
Clinica Social e Assuntos Pessoais
ATENDIMENTO@AGORAINSTITUTOLACANIANO.COM.BR
Você pode também falar agora com a gente,
click ao lado e mande sua mensagem.